ilustração de JP Veiga

ALESSANDRA PONTES ROSCOE
ESCRITOR

------------------------------------------------------------------------------

Email: alessandraroscoe@uol.com.br
Estado: DF
Conheça mais sobre o autor em http://contoscantoseencantos.blogspot.com


------------------------------------------------------------------------------


Quem sou eu


Nasci em Uberaba-MG e cresci em Brasília, a cidade sonhada e moldada nas pranchetas do arquiteto. Sempre gostei muito de ler e escrever, por isso decidi ser jornalista (atualmente escrevo para a Revista Claudia). Também estudei teatro, mas não cheguei a me formar, optei pelo jornalismo sem nunca ter deixado de lado minha paixão pela arte.
Depois de muito narrar e mostrar, por conta do meu trabalho como repórter, histórias de verdade de gente de verdade, incentivada por meus filhos, comecei a inventar personagens e mergulhei no mundo encantado da literatura infantil. Passei a contar histórias também em escolas e bibliotecas e até compor músicas para meus personagens. Tenho 12 livros publicados: A Menina que Pescava Estrelas – Elementar foi adaptado para um curta- metragem de animação no cinema, O Jardim Encantado - Franco, A Fada Emburrada – Elementar e O Jacaré Bile – Biruta, Brasília em figurinhas - Franco, O menino que virou fantoche - Franco, A façanha da dona aranha - Elementar, JK, o lobo-guará - Melhoramentos, A outra história da cigarra e da formiga - Mundo Mirim e o livro -cd: História pra boi casar - Peirópois, Caixinha de guardar o tempo, Editora Gaivota e o livro-cd Atrás do olho fechado, Editora Callis são os outros títulos.
Publiquei também em duas coletâneas de contos: Mitos Urbanos, Editora Mundo Mirim e Trem de Histórias, Editora Caki Books.
Desde junho de 2007 mantenho um blog sobre literatura: http://contoscantoseencantos.blogspot.com coordeno os projetos: Experimente a palavra e "Aletramento" fraterno de incentivo à leitura desde o ventre e leitura sensorial com bebês; Caixinha de Guardar o Tempo, com pacientes de Alzheimer, tendo as histórias e a memória como forma de resgatar o presente que se perde e a Campanha por mais livro e leitura na programação das TVs.
Coordeno ainda desde 2010, o Uni duni ler, clube de leitura voltado para Bebês e pré-leitores numa creche em Brasília.




------------------------------------------------------------------------------


Livros publicados:


Meus Livros :
A menina que pescava estrelas - Elementar, foi meu livro de estreia, uma parceria com minha filha mais velha,Beatriz Roscoe Cavalcante, na época com 3 anos de idade. Costuramos na beira da cama a história que depois ela fez questão de ilustrar. A adaptação para o cinema ficou a cargo do premiado animador: Ítalo Cajueiro de Oliveira.

O jardim encantado, com ilustrações de Beatriz Roscoe Cavalcante, Franco Editora, a história de uma joaninha que só tem uma pintinha e adora ser diferente!

O jacaré Bilé, livro-cd com ilustrações de Ítalo Cajueiro, arranjos musicais de Orlando Neto. A história de um jacaré nordestino que sonha poder jantar a lua!

A fada emburrada, com ilustrações de Romont Willy, Editora Elementar. História de uma fada complicada que vive de cara amarrada e sombrancelha cerrada, sempre, sempre emburrada!

Brasília em Figurinhas, com fotos do Arquivo Público de Brasília, de Alessandra Roscoe e Orlando Neto, um álbum de figurinhas sobre a história e a pré-história da Capital do Brasil.

JK, o lobo-guará, com ilustrações de Jô Oliveira Melhoramentosé uma fábula em versos que homenageia Brasília e sua história.

História pra boi casar, com ilustrações de Mariana Zanetti, Peirópolis é um livro cd que resgata cantigas e personagens de histórias infantis, além de apresentar aos miúdos o folguedo popular do Bumba-meu-boi do maranhão. É uma história cantada que festeja a riqueza cultural do Brasil!

A outra história da cigarra e da formiga, com ilustrações de Adilson Farias, Editora Mundo Mirim. Reconto da fábula de Esopo com um final surpreendente.

O menino que virou fantoche, com argumento de Felipe Roscoe Cavalcante, ilustrações de Meri e apresentação de Tatiana Belinky, um livro que pode ser considerado o contrário do Pinóquio sobre um menino tão apaixonado por teatro e fantoches que pede pra virar boneco.

A façanha da dona aranha, com ilustrações de Carol Juste, Editora Elementar, história em versos sobre uma aranha costureira que tece uma teia de poesia!

Caixinha de Guardar o tempo, com ilustrações de Alexandre Rampazzo, Editora Gaivota. Uma história sobre o tempo e a falta que o tempo faz quando passa e nos deixa para trás. Uma história sobre o precisoso cofre que guarda as nossas lembranças: a memória!

Atrás do olho fechado, livro-cd com arranjos musicais de Cope Gutierrez e Orlando Neto, ilustrações de Camilla Carrosine, Callis Editora. Uma novela infantil em 40 microcapítulos para despertar nos mais miúdos o hábito da história de ninar lida em voz alta na beira da cama e, nos mais crescidos, o hábito do livro de cabeceira. Uma história sobre sonho, fantasia e cotidiano!

Participação em Coletâneas:

Mitos Urbanos, com textos de Adriano Messias, Alessandra Roscoe Celso Sisto, Rosana Rios e Sandra Pina, ilustrado por Alexandre Santos, Editora Mundo Mirim.
Lendas que se passam em cinco capitais brasileiras narradas em clima de mistério e assombro.

Trem de Histórias - coletânea de escritores e ilustradores da AEILIJ com contos, poemas e ilustrações sobre trens, bondes e trilhos.



------------------------------------------------------------------------------


Quer saber mais?


Blog:
http://contoscantoseencantos.blogspot.com
Projetos:
Aletramento Fraterno
Experimente a palavra
Caixinha de guardar o tempo
Clube de Leitura Uni duni ler

------------------------------------------------------------------------------


Atrás do olho fechado, livro-cd com ilustrações Camila Carrosine, arranjos musicais de Cope Gutierrez e Orlando Neto, Editora Callis

Caixinha de guardar o tempo com ilustrações de Alexandre Rampazzo, Editora Gaivota.

História pra boi casar livro-cd com ilustrações de Mariana Zanetti, arranjos musicais de Orlando Neto, Editora Peirópolis.

JK, o lobo-guará com ilustrações de Jô Oliveira, Editora Melhoramentos.

O menino que virou fantoche, com argumento de Felipe Roscoe Cavalcante, ilustrações de Meri, Franco Editora.

A menina que pescava estrelas, com argumento e ilustrações de Beatriz Roscoe Cavalcante, Editora Elementar.


***