ilustração de JP Veiga

JAIRO CéZAR SOARES DE SOUZA
ESCRITOR

------------------------------------------------------------------------------

Email: jairocezarsoares@gmail.com
Estado: PB
Conheça mais sobre o autor em http://escritosnoonibus.blogspot.com.br/


------------------------------------------------------------------------------


Breve Biografia


Jairo Cézar Soares de Souza nasceu em João Pessoa, em 21 de março de 1977. Radicado em Sapé desde os primeiros dias de vida, cresceu envolvido de um ambiente bucólico e interiorano, sem as sofisticações da vida na capital.
Filho de artista plástico, desde cedo teve contato com as artes. Formou-se em Letras na Universidade Federal da Paraíba em 2004 e exerce há quase dez anos a profissão de professor de Inglês. Esteve à frente do Memorial Augusto dos Anjos na cidade de Sapé durante 4 anos e participa de atividades ligadas à cultura e na coordenação do festival anual de artes que homenageia Augusto dos Anjos.
Jairo é poeta e tem dois livros publicados. Escritos no Ônibus foi vencedor no edital Novos Escritos(ano 2007/2008) realizado pela fundação cultural de João Pessoa e Rapunzel e outros poemas da infância, pela Forma Editorial, no ano de 2012.
Atualmente, Jairo dedica-se ao incentivo da leitura literária na escola. Faz palestras sobre o tema e dedica-se ao trabalho de conclusão de mais dois livros na área da literatura infantil.

------------------------------------------------------------------------------


Opiniões sobre o Rapunzel


Rapunzel no skoob: http://www.skoob.com.br/livro/248253

Algumas opiniões


"Recebi seu maravilhoso livro de poemas, belissimamente ilustrado. Os poemas são insigths incríveis!!! Parabéns. Reproduzo dois poemas que amei:
O GATO
Engraçado:
no escuro,
o olho do gato
tira retrato.

O PASSARINHO
Se eu fosse um
passarinho,
teus olhos seriam
meu ninho.

in Rapunzel e outros poemas da infância, ed. Forma, ilustrações Tônio"

Roseana Murray - Escritora

"muito bom o seu livro! Você é um poeta, verdadeiramente. Toma o universo de personagens infantis e inventa situações poéticas originais para eles. Alinha ainda uma série de animais e vai tecendo imagens e inventos bastante criativos em torno deles (os poemas do passarinho e da mosca são extraordinários!). E sempre em poemas curtos, compactos, musicais. São poemas-cápsulas, verdadeiros comprimidos poéticos. Cada palavra na medida exata, cada rima. E isto é operação com a linguagem, é zelo extremo com a palavra. Enfim, é a poesia verdadeira. Parabéns pelo livro! O Julio, meu filho, e incentivado pelo pai, certamente o lerá."

Rinaldo de Fernandes - Escritor
____________________________________________________________________

“Neste "Rapunzel", Jairo Cézar corrobora o preceito de outro poeta, Fernando Mendes Vianna, segundo o qual "A poesia é a infância amadurecida". Com efeito, os poemas que ele reuniu nesse livro se destinam às crianças, mas às crianças de todas as idades, pois, afinal, "o menino é o pai do homem". Meus parabéns ao poeta-menino-homem.”

Sérgio De Castro Pinto - Poeta

“"jairo, meu amigo: li seu livro embevecido. que maravilha! é de uma
poeticidade para além de qualquer suspeita. quem dera que toda
poesia endereçada à criança tivesse a inteligência e a sutileza que
seu texto tão soberbamente suporta. genial!"

abraços: a. mendes

Águia Aguia Mendes - Poeta

------------------------------------------------------------------------------


Rapunzel e outros poemas da infância


Rapunzel e outros poemas da infância foi o primeiro livro do autor voltado ao público infantil. O livro é sucesso de público e crítica. Segundo o autor, o livro já foi vendido até para o exterior. Veja entrevista de Jairo sobre o livro : http://www.youtube.com/watch?v=bvk7Kxmy8ZI

Vídeo com a filha do autor, Beatriz(2 anos), declamando os poemas do livro: http://www.youtube.com/watch?v=p_MTrJ4Jcro .
O livro poder ser adquirido nas livrarias de João Pessoa e Campina Grande. Para todo Brasil, basta enviar e-mail para jairocezarsoares@gmail.com

------------------------------------------------------------------------------


Rapunzel na livraria Nobel - João Pessoa - PB

Jairo conversa com leitores

Rapunzel e outros poemas da infância


***