ilustração de JP Veiga

ANDREA VIVIANA TAUBMAN
ESCRITOR

------------------------------------------------------------------------------

Email: andreaviviana@uol.com.br
Estado: RJ
Conheça mais sobre o autor em andreavivianataubman.com.br


------------------------------------------------------------------------------


Quem sou eu? Alguém que gosta de escrever para criança gostar de ler!


Desde que eu era bem pequena, sempre me interessei pelas letras – minha mãe conta, rindo, que, quando eu tinha três anos, pegava os grampos de cabelo que ela usava e começava a montar letras com eles e perguntava: mãe, que letra é essa?

Embora minha formação profissional não seja relacionada às letras, minha maior diversão sempre foi a leitura. Na faculdade, estudei química porque, de tão curiosa, queria saber de que eram feitas todas as coisas do Universo.

Após vinte anos treinando a escrita e a tradução (sou proficiente em espanhol pelo Instituto Cervantes) através de manuais de normas, manuais técnicos, catálogos, cartas e outros textos comerciais-essas coisas todas que os adultos precisam ler-mas nunca deixando de estar em contato com o que outras pessoas escrevem e de tanto gostar de criança, um dia quis escrever para que elas se divertissem como eu sempre me diverti.

Em dezembro de 2009 tive a felicidade de ver publicado meu primeiro livro - "O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR", que conta em versos a história de Pedro, que, por receio de virar motivo de chacota, prefere não conviver com outras crianças.Posso dizer, sem medo de errar , que este "MENINO..." me deu a mão e me levou de volta ao jardim da minha infância e da minha adolescência, no qual cultivei, com todo o carinho, o escrever, representar, cantar, tocar violão...para finalmente florescer,depois de uma longa gestação.
Em outubro de 2010, meu segundo livro foi publicado: A ESCOLA QUE EU QUERO PRA MIM, pela editora Ao Livro Técnico, que fala de tudo aquilo que a criança pode sonhar para transformar seu primeiro palco de relações sociais fora da família num ambiente de verdadeira harmonia e edificação de valores.
Em 2013, chegaram Rosa Formosa e MEU AMIGO PARTIU. Em 2015, SONHO DE MÃE e O MENINO SÓ, além da alegria de ter o conto "Tereza na praia" publicado na coletânea MAPAS LITERÁRIOS-o Rio em histórias

------------------------------------------------------------------------------


MEUS LIVROS PUBLICADOS: A ESCOLA QUE EU QUERO PRA MIM, O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR, ROSA FORMOSA, MEU AMIGO PARTIU, SONHO DE MÃE e O MENINO SÓ


Sonhar com uma escola colorida, amável e afetuosa onde as pessoas se tratam bem: é disso que fala A ESCOLA QUE EU QUERO PRA MIM, publicado pelo selo AO LIVRO TÉCNICO em 2010, com ilustrações de Luiza Costa. Já está na 4ª reimpressão e tem caminhado com passos firmes por muitas escolas Brasil afora. A página do livro está em https://www.facebook.com/pages/A-ESCOLA-QUE-EU-QUERO-PRA-MIM/253189551368030

O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR (Escrita Fina, 2012, ilustrações de Camila Carrossine, 4ª capa escrita em versos por Laura Bergallo) fala sobre perfeccionismo e o sofrimento que ele pode causar (coordenação editorial de Laura Van Boekel). Vem sendo amplamente utilizado em escolas e consultórios de psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. A página do livro está em https://www.facebook.com/omeninoquetinhamedodeerrar

ROSA FORMOSA (Paulus, 2013, ilustrações de Eliana Delarissa e coordenação editorial de Alexandre Carvalho) é uma fábula que trata de escolhas, superação das adversidades e liberdade individual através da história da flor-menina que caiu no jardim das plantas fortes quando era uma minúscula semente. O texto está alinhado com o tema da Campanha da Fraternidade de 2014, cujo lema diz: "É para a liberdade que Cristo nos libertou". A página do livro está no facebook, em www.facebook.com/rosa.formosa

MEU AMIGO PARTIU (Editora Vida & Consciência, ilustrações de Sandra Ronca, apresentação do prof. José Pacheco) trata com leveza um tema pouco abordado - a perda de um amigo e a elaboração desse sentimento por aquele que ficou. Ambientado em Teresópolis, baseado em experiências reais e com o apoio de belíssimas ilustrações, o livro traz de forma inédita o luto na infância.

SONHO DE MÃE (Editora Jovem, ilustrações de Sandra Ronca) conta para as crianças, pequenos segredos do universo emocional da mãe, antes, durante e depois da gestação: seus anseios, temores e alegrias. Aborda as fases do desenvolvimento do bebê e os progressos que vai conquistando.
Nas palavras da escritora Flávia Savary, que escreve a 4ª capa: "O que o leitor vai ter nas mãos não é um livro, mas um berço".

O MENINO SÓ (Escrita Fina, ilustrações de Anielizabeth) aborda em versos o complexo e pouco conhecido mundo das crianças autistas, com maior foco nas que têm Síndrome de Asperger. Com belíssimas ilustrações de Anielizabeth e 4ª capa amorosamente escrita por Paulo Scott, a obra busca levar conscientização aos corações e mentes dos leitores, reforçado pelo texto de apoio para esclarecimento direcionado a pais e professores e pictograma dos principais sintomas do TEA (transtorno do espectro autista).

------------------------------------------------------------------------------


ESCREVER, CONTAR HISTÓRIAS, ENCONTRAR OS LEITORES, PARTICIPAR DA DIRETORIA E ORGANIZAR FESTA LITERÁRIA E SER ACADÊMICA EM TERESÓPOLIS


Desde 2010 participo de encontros em escolas, salões e festivais literários levando para o público minhas histórias: que coisa fantástica ver a reação dos pequenos leitores, ouvir e responder suas perguntas! Às vezes, além das crianças, encontro turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e é igualmente emocionante. Através das redes sociais recebo muitas mensagens de leitores, mães, professores, psicólogos e fonoaudiólogos que colaboram com suas impressões e depoimentos sobre os livros.
Em 2012 passei a colaborar com a revista dr. Magazine, onde assinei coluna que falava sobre literatura infantil e juvenil, entrevistando um autor e falando de um de seus livros.

2013 trouxe 2 livros novos, a entrada na diretoria da AEILIJ, os projetos FALA AUTOR e PASSAPORTE LITERÁRIO do SESC, a participação no Salão FNLIJ, no Festival de Artes de Teresópolis e na Bienal do Rio, a estreia do quadro LIVRO VIVO na Rádio MEC no Carro-Céu de Histórias, o CONVERSA COM O AUTOR gravado na Casa da Leitura do PROLER... em 30 novembro de 2013 aconteceu em Teresópolis a 1ª FLI Serrana - Festa Literária da Região Serrana - da qual sou a curadora, com o tema Sylvia Orthof e a os autores da serra, que transformou o Centro Cultural FESO ProArte num palco iluminado pela literatura, a arte e a cultura. 2014 trouxe vários eventos como o Carnavalivro e o Futebolendo e a realização da II FLI Serrana que homenageou a colega e "madrinha" Flávia Savary, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. 2015 segue repleto de eventos e continua com o Poesia no Parque (das Ruínas), além da participação na FLIST, na Feira do Livro de Ribeirão Preto, na Festa Literária de Duque de Caxias, na FLICEPE Tinguá (Miguel Pereira) e o convite para ocupar a cadeira nº 21 da ATL Academia Teresopolitana de Letras, patronímica de Quintino Bocaiuva.

------------------------------------------------------------------------------



O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR- perfeccionismo na infância

ROSA FORMOSA - autoaceitação na passagem da infância para a puberdade

SONHO DE MÃE - a maternagem revelada em versos para as crianças

MEU AMIGO PARTIU - luto na infância


***