ilustração de JP Veiga

JORGE FERNANDO HERRMANN
ILUSTRADOR

------------------------------------------------------------------------------

Email: arte@jorgeherrmann.com
Estado: RS
Conheça mais sobre o autor em http://www.jorgeherrmann.com


------------------------------------------------------------------------------


Trajetória até a Ilustração Infantil


Sou artista plástico graduado em Desenho pelo Instituto de Artes da UFRGS. Por um bom período me dediquei ao estudo do surrealismo e os seus desdobramentos em meu trabalho. Mais tarde, passei a integrar a equipe de artistas vinculados ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, período no qual desenvolvi juntamente com o artista Valdecir Rigon e o biólogo Julio Gonzalez, os dioramas do museu, que representam paisagens brasileiras. A partir desta experiência, tornei-me ilustrador científico, passando a desenvolver trabalhos de reconstituições ambientais paleontológicas para acadêmicos e exposições em museus.
Uma coisa que considero importante relatar é meu envolvimento com a natureza. Minha preocupação com a preservação ambiental e a tristeza de ver lindas paisagens sendo desfiguradas, me levaram à representação de ambientes naturais, com o intuito de mostrar o valor das paisagens preservadas, e o perigo que a sua perda pode representar para a nossa percepção de mundo.
Minha entrada no maravilhoso mundo da ilustração para crianças se deu já bem tarde, a partir de 2004, talvez como fruto dessas preocupações. Cada vez mais, levado por ricos acasos, tornei-me parceiro de autores que tem grande respeito e zelo pela infância, e fui me encantando por este mundo e pela sua importância. Atualmente já posso me auto-intitular ilustrador infantil, pois participei de oito publicações, que me deram muita alegria e satisfação. São elas: "Ula - Brincando de Pensar" de Sérgio Sardi (Editora Vozes - 2004 - 6ª edição), "Balaio de Idéias" - vários autores e ilustradores (Editora Projeto - 2007 - 2ª edição). "Pulga Trapezista" de Nilva Ferraro (UBES/RS - 2009), "O Caso dos Brinquedos Trocados" de Leila Pereira (Editora Castelo - 2009), "Porto Alegre - A Capital dos Gaúchos" de Luís Augusto Fischer e Julia da Rosa Simões (Editora Cortez - 2008 - 2ª edição), "Meu Pequeno Colorado" de Luís Augusto Fischer (Editora Belas Letras - 2008 - 4ª edição), Projeto "Aprendiz" Primeiro Ano, livro/CD de Flavio Adonis (independente - 2012) e "Macaco Trapezista" de Nilva Ferraro (UBES/RS - 2012).
Ah, e já ia esquecendo. Nesse meio tempo, andei transitando pela música, mas isso já é outra história...
Se você quiser saber um pouco mais sobre meu trabalho, acesse: www.jorgeherrmann.com

------------------------------------------------------------------------------


MEU PEQUENO COLORADO (Luís Augusto Fischer) Editora Belas Letras - Capa para a 1ª edição

Meu Pequeno Colorado - Arte para a capa da 4º edição

Meu Pequeno Colorado

Meu Pequeno Colorado

Meu Pequeno Colorado - Arte para contracapa

Meu Pequeno Colorado


***