ilustração de JP Veiga

SôNIA TRAVASSOS
ESCRITOR

------------------------------------------------------------------------------

Email: soniatravassos@terra.com.br
Estado: RJ


------------------------------------------------------------------------------


Quem sou eu...


Sou carioca e sempre adorei contar e ouvir histórias. Por conta dessa paixão, me especializei em literatura infantil e juvenil e comecei a trabalhar com crianças e jovens na promoção da leitura e da literatura. E lá se vão vinte anos! Como especialista, ainda atuo na formação de professores, ministrando cursos e palestras por todo o Brasil, através de programas de leitura como o PROLER e a FNLIJ.

De tanto mexer com livros, acabei tendo vontade de escrever minhas próprias histórias e no ano passado lancei meus dois primeiros livros: Bicho-papão pra gente pequena, Bicho-papão pra gente grande – pela Editora Rocco, e Cauê no Rio (em parceria com a escritora Luciana Sandroni) – pela Casa da Palavra.

Outra das minhas paixões é a obra de Monteiro Lobato, autor que sempre pesquiso e aprofundo em meus estudos. Por conta disso, colaboro em várias publicações da Editora Globo sobre o Sítio e fui consultora pedagógica do programa Sítio do Picapau Amarelo da Rede Globo em 2007.

------------------------------------------------------------------------------


Novidades


Desde o ano passado, a convite da Editora Globo, estou trabalhando na criação da Coleção Conviver: uma série de oito livros que aborda temas ligados a convivência entre as crianças. Os protagonistas das histórias são os famosos personagens do Sítio do Picapau Amarelo: Narizinho, Pedrinho, Emília, Rabicó, Visconde, Tio Barnabé, Tia Nastácia, Dona Benta...

O primeiro livro já saiu do forno e será lançado no dia 25/5, as 10 horas, no Espaço de Leitura do 10º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. No dia 29/05, as 17 horas, também estarei no Espaço de Leitura apresentando a obra do Monteiro Lobato relançada este ano pela Editora Globo.

Outra novidade é que nos meses de junho e agosto, estarei ministrando o curso A Vida e a Obra de Monteiro Lobato, dentro do Curso Leitura Literatura e Formação de Leitores, organizado pela FNLIJ e pela SME-RJ (Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro).

Mais uma notícia: na próxima revista do SIMPRO-RIO (Sindicato dos Professores do Rio), sairá um artigo que escrevi sobre a arte de contar histórias, outra das minhas grandes paixões.

------------------------------------------------------------------------------


Meu primeiro livro lançado em 2007.

Lançamento em maio de 2008.

Livro escrito em parceria com a autora Luciana Sandroni e lançado durante os Jogos Pan Americanos Rio 2007.


***