ilustração de JP Veiga

CELINA BODENMüLLER
ESCRITOR

------------------------------------------------------------------------------

Email: madeirabacana@gmail.com
Estado: SP
Conheça mais sobre o autor em https://www.livrariapanapana.com.br/categoria-produto/autores-amigos-da-panapana/celina-bodenmuller/


------------------------------------------------------------------------------


A Escritora


Celina Bodenmüller nasceu em 15 de maio de 1965 na cidade de Brusque, Santa Catarina, e se mudou para São Paulo em 1973. Já muito pequena gostava das letras, seu brinquedo preferido era uma caixa de sapatos. Mas não era uma caixa de sapatos comum: ela virava uma mesinha perfeita para brincar com papel e lápis e imitar as letras e números que sua irmã mais velha já sabia fazer. Na escola era apaixonada pelos professores, pelos amigos e pela cartilha. Queria ser professora, cantora, bailarina, coisas que toda menina provavelmente pensou em ser algum dia. Mas a vida a levou por outros caminhos até que, no ano de 2006, chegou à sua querida livraria. Foi lá que sua carreira de escritora começou, porque conheceu pessoas do universo dos livros - ilustradores, contadores de histórias, professores, escritores e editores - que lhe mostraram um novo caminho cheio de alegrias para seguir. 

Hoje é escritora, radialista e livreira. Apresenta o programa Era Uma Vez... na Rádioweb Mega Brasil. É brinquedista certificada pela Associação Brasileira de Brinquedotecas e, mesmo sendo gente grande, ainda gosta de brincar. É dona de uma linda livraria chamada PanaPaná, especializada em livros para crianças e também em brinquedos criativos. Escreve, junto com o paleontólogo Luiz Eduardo Anelli, no blog Dinossauros – Arquivos da Pré-história, do Jornal O Estado de São Paulo. É autora de livros de para a infância em parceria com a escritora Fabiana Prando e com Luiz Eduardo Anelli. Em 2015 um de seus livros foi representar o Brasil na Feira Internacional de Bolonha e outro chegou às mãos de centenas de crianças das escolas municipais de São Paulo. Em 2016 e 2018 viajou para Utah, nos Estados Unidos, para conhecer as crianças e os educadores que usam livros de sua autoria no estudo de ciências. Su livro de estreia, ABCDinos, foi selecionado no PNLD 2018. Foi jurada por vários anos do prêmio da Revista Crescer na escolha dos 30 melhores livros infantis do ano. Gosta de viajar (quem não gosta?), de cozinhar, de costurar, de fazer flores de papel e de assistir a filmes bonitos, de preferência na companhia da família e dos amigos. Tem três filhos: Conrado, André e Alan.

------------------------------------------------------------------------------


Bibliografia


Bibliografia:
Dinossauros do Brasil e Outros Animais Pré-históricos - Editora Ciranda Cultural
Contos de Bichos da África - Editora Duna Dueto
E o Bebê Dino? - Editora Bamboozinho
Contos Encantados da América Latina – Editora Moderna
Almanaque dos Dinossauros – Editora Moderna
Colorindo Dinossauros do Brasil – Instituto de Geociências da USP
A Flor de Lirolay e Outros Contos da América Latina – Editora Panda Books
Dinossauros – O Cotidiano dos Dinossauros Como Você Nunca Viu – Editora Panda Books
ABCDEspaço - Editora Peirópolis
ABCDinos – Editora Peirópolis

------------------------------------------------------------------------------


1972

Brincando de paleontóloga com seu parceiro, o escritor e paleontólogo Luiz Eduardo Anelli.

Com Fabiana Prando no lançamento de Contos Encantados da América Latina.

Com Luiz Eduardo Anelli, no Museu de História Natural de Los Angeles.

Na PanaPaná, sua livraria, em São Paulo em 2018.

Com as crianças na escola e seus livros.


***