ilustração de JP Veiga

Veja aqui as notícias de outros anos:

 

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

28/03/2020
RESENHAS entrando no ar!

Amigas e Amigos do Livro,

Colocaremos no ar, no Blog do prêmio AEILIJ, as resenhas dos nossos Finalistas. Até o anúncio dos vencedores, em 18 de abril, será um livro por dia! Acompanhem, divulguem. Conheçam a boa literatura que nossos colegas estão fazendo - e a maioria dos livros pode ser adquirida via internet!
Em:
https://premioaeilij.blogspot.com/


26/03/2020
FINALISTAS do III Prêmio AEILIJ de Literatura

Povo do LIvro,
Temos a alegria de comunicar os livros finalistas do III Prêmio AEILIJ de Literatura! Foram semanas de tensão e nosso Júri teve muita dificuldade para a seleção, dada a qualidade literária dos participantes; recebemos livros de todo o Brasil, de editoras pequenas, grandes, independentes... Foi um concurso tremendamente democrático! E obras sensacionais ficaram de fora da lista de finalistas, apenas pela matemática: trabalhamos com pontuação, o que facilitou a escolha final com base nos números.
Segue-se a lista, em ordem alfabética. Além dos 5 finalistas em cada categoria, temos, em LIt. Juvenil, um Prêmio Hors Concours! Todos receberão, em breve, um Certificado (terá de ser virtual, por força das circunstâncias).
PARABÉNS a todos!

III Prêmio AEILIJ de Literatura Infantil e Juvenil – 2019
Resultado oficial

FINALISTAS
Literatura INFANTIL
* Deu Limerique na casa do bicho– texto de Alex Gomes / Ilustrações de Cris Alhadeff / Ed. Cortez
* Festança– texto de Edith Chacon / ilustrações de Fran Junqueira / Ed. Biruta
* Minha família Enauenê – texto de Rita Carelli / ilustrações de Anabella López – Ed. FTD
* O Acordeão Vermelho – texto de Kátia Gilaberte / ilustrações de Luciana Grether / Ed. Caleidoscópio
* Ora Bolas – texto e ilustrações de Paula Taitelbaum / Ed. Piu

Literatura JUVENIL
* HORS CONCOURS: Trago na boca a memória do meu fim– texto de Ricardo Azevedo / Ed. Ática

* A Roda da Vida –texto de Manuel Filho / Ed. Original (Panda Books)
* Caleidoscópio de vidas – texto de João Anzanello Carrascoza/ Ed. FTD
* Estou aqui se quiser me ver – texto de Tânia Alexandre Martinelli / Ed. Moderna
* Traços– texto de Liz Quintana / Ed. Metamorfose
* Vlado– texto de Kuri (Maria Beatriz F. De Souza) / Ed. Caleidoscópio

CONJUNTO de ILUSTRAÇÕES
* A menina e a planta – ilustrações de Andréia Vieira / Ed. Madrepérola
* Cadê o livro que estava aqui? – ilustrações de Jana Glatt / Ed. FTD
* Cascudinho – o peixe contador de histórias– ilustrações de Luciana Grether / Ed. do Brasil
* Motosblim, a incrível enfermaria de bicicletas – Ilustrações de Marcelo Velasco / Ed. Entrelinhas
* O filho querido de Olokun – ilustrações de Clara Zúñiga/ Ed. Pallas

Agora é aguardar a decisão final: quem serão os 3 vencedores?...
Rosana Rios
Curadoria do Prêmio AEILIJ de Literatura


25/03/2020
Já temos nossa Personalidade Homenageada 2020!

Amigas e Amigos da AEILIJ,

Alguém aí precisando de boas notícias? Temos duas.

1. Encerramos a votação dos associados para escolher a Personalidade Homenageada deste ano.
Comunicamos que a vencedora foi Marisa Lajolo, com 65% dos votos!
Infelizmente, não conseguiremos fazer a cerimônia que havíamos planejado, por conta da quarentena que estamos vivendo. Mas vamos festejar assim mesmo, virtualmente! Logo teremos uma postagem especial dedicada a essa grande pesquisadora da nossa área…

2. Amanhã é dia 26 de março e, como estava previsto no início do processo, divulgaremos os FINALISTAS de nossa premiação deste ano. Preparem os corações! Foi uma tarefa dificílima para nosso Júri, pois a qualidade dos livros concorrentes é incrível.

Até amanhã!
Esperamos que todos fiquem a salvo em suas casas.
Viva Literatura!

Rosana Rios
Presidente da AEILIJ para o Biênio 2019-2020


23/03/2020
Comunicados Importantes! Prêmio AEILIJ + Personalidade Homenageada

Amigas e amigos da AEILIJ,

Esperamos que todos estejam a salvo, mantendo a quarentena, e lendo muito!
Alguns avisos:

1. Continuamos tocando o III Prêmio AEILIJ de Literatura, virtualmente.

2. Dia 26 de março, como previsto, anunciaremos os 15 Finalistas: 5 em Literatura Infantil, 5 em Literatura Juvenil, 5 em Conjunto de Ilustrações. As fotos das obras finalistas serão disponibilizadas em nosso novo Blog: https://premioaeilij.blogspot.com/. Fiquem atentos! A disputa está acirradíssima, pois este ano recebemos MUITOS livros com altíssima qualidade literária!

3. A cerimônia de entrega dos prêmios, que aconteceria em 16 de maio, foi suspensa pelo fechamento das livrarias e a necessidade de todos manterem o isolamento por tempo indeterminado.

4. Todos os finalistas receberão, pelo e-mail que cadastraram quando da inscrição, um Certificado em PDF. Era nossa intenção fazer a impressão e entregar em mãos na cerimônia, mas as circunstâncias nos obrigam a modificar essa prática.

5. Os Vencedores do Prêmio serão anunciados, como divulgamos anteriormente, no dia 18 de abril de 2020, Dia do Livro Infantil e dia de Monteiro Lobato.

6. A Personalidade Homenageada 2020 será escolhida, com base nos votos dos associados, e o nome será anunciado também no dia 26 de março. Fecharemos a contagem no dia 25/03 – portanto, quem ainda não votou ainda tem tempo de votar! O link para votar foi enviado para seus e-mails cadastrados na AEILIJ. Caso alguém tenha mudado de e-mail e não tenha recebido, por favor, comunique o novo endereço eletrônico à Diretoria de Comunicação: informativo@aeilij.org.br.

Que todos permaneçam em segurança e que as boas Leituras amenizem esta fase difícil!

Viva Literatura!
Rosana Rios
Presidente da AEILIJ para o biênio 2019-2020


17/03/2020
O Prêmio AEILIJ agora possui um BLOG!

Amigas e amigos da AEILIJ,

Temos uma boa notícia! O Prêmio AEILIJ, que tem crescido incrivelmente a cada ano, recebe agora um BLOG exclusivo para hospedar informações e dados sobre a edição atual e também as anteriores.
Visitem nosso novo BLOG, em:
https://premioaeilij.blogspot.com/
E fiquem ligados, pois em 26/03/2020 divulgaremos os finalistas desta edição do prêmio!

Porém, comunicamos que cancelamos a montagem da nova EXPO AEILIJ, que seria instalada na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo (e ficaria exposta nesta segunda quinzena de março), por conta dos cuidados recomendados pelos órgãos de saúde, mesmo porque a partir de hoje os equipamentos municipais permanecerão fechados. Após o período recomendado voltaremos a negociar datas com a Biblioteca...
Um bom dia ao Povo do Livro! Lembrem-se de tomar todos os cuidados com a saúde e ficar a salvo.

Viva Literatura!
Rosana Rios
Presidente da AEILIJ para o biênio 2019-2020


09/03/2020
Homenagem 2020

Amigas e amigos!
Como já avisamos, este ano faremos uma Homenagem a um(a) pesquisador(a) de LIJ, durante a entrega do III Prêmio AEILIJ de Literatura. A Personalidade Homenageada será escolhida por vocês, associados, mediante um formulário que receberão a partir de amanhã, pelos seus e-mails cadastrados junto à AEILIJ.
Os nomes em pauta este ano são:
João Luís Ceccantini – Mestre e Doutor em Letras. Professor de Literatura Brasileira da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Assis (SP). Atua junto à Disciplina de Literatura Brasileira, desenvolvendo pesquisa principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, leitura, formação de leitores, literatura e ensino, Monteiro Lobato e literatura brasileira contemporânea de um modo geral. É coordenador do Grupo de Pesquisa “Leitura e Literatura na Escola”, que congrega professores de diversas Universidades do país.

Marisa Lajolo – Ensaísta, pesquisadora, crítica literária, escritora de literatura juvenil e professora universitária; especialista na obra de Monteiro Lobato. Mestra e Doutora pela USP, desenvolveu carreira acadêmica na Unicamp voltada para a teoria literária e a literatura brasileira, atuando principalmente nas áreas de história da leitura e literatura infantojuvenil. Fez o pós-doutorado na Brown University, nos Estados Unidos. Recebeu em 2006 a Medalha da “Ordem do Mérito do Livro”, da Fundação Biblioteca Nacional. Embora aposentada da Unicamp, coordena nessa instituição o Projeto “Memória da Leitura” e leciona na Universidade Mackenzie.

Regina Zilbermann – Pesquisadora, professora universitária e escritora licenciada em Letras pela UFRGS, com doutorado pela Universidade de Heidelberg, Alemanha. É professora da PUC do Rio Grande do Sul, onde leciona Teoria da Literatura e Literatura Brasileira. Dirigiu a Faculdade de Letras e coordenou o programa de Pós-Graduação em Letras. Também dirigiu o Instituto Estadual do Livro, Instituição ligada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. É autora de vários livros e colabora em jornais e revistas como consultora nas áreas de Letras, Comunicação e Literatura para crianças e jovens.

Caso alguém tenha mudado de e-mail nos últimos anos, favor comunicar o novo endereço eletrônico à nossa Diretoria de Comunicação, pelo e-mail informativo@aeilij.org.br.
Viva Literatura!
DIRETORIA AEILIJ para o Biênio 2019-2020


07/02/2020
CENSURA, nunca mais!

Povo do Livro,

A AEILIJ sempre se manifesta em repúdio a qualquer forma de censura, em especial quando se dirige à Literatura. Assim sendo, lamentamos profundamente o episódio da tentativa de censura e recolhimento de obras quase levado a cabo, esta semana, por órgãos ligados à Educação do estado de Rondônia.
Gostaríamos de destacar que, entre clássicos variados da Literatura Brasileira a serem expurgados, divulgou-se o título da obra “13 dos Melhores contos de amor”, de nossa Conselheira Rosa Amanda Strausz.
Mantemos nossa postura de repúdio à censura, e podemos ainda ressaltar que, se algo temos a louvar neste lamentável episódio, é de que as obras listadas receberam, sem que fosse essa a intenção dos censores, uma divulgação extraordinária. Vamos, portanto, estimular a leitura de obras citadas de tantos autores, entre eles Machado de Assis, Mário de Andrade, Ferreira Gullar e, claro, de nossa querida Conselheira Rosa Amanda Strausz.
Seguimos em defesa do Livro e de todos os seus criadores.

Viva Literatura!
Diretoria da AEILIJ – Biênio 2019-2020


29/01/2020
Anuário 2020

Amigas e amigos,

A AEILIJ – Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – comunica que nosso Anuário 2020 (Produção 2019) já está pronto e disponível para Download!

O Anuário da AEILIJ, que entra em sua 6ª edição, publica os lançamentos do ano de nossos associados. Traz capas, resenhas, ISBN e informações gerais sobre cada uma de nossas obras editadas no ano, e é um instrumento muito útil para consultas de bibliotecários, professores e pessoas interessadas em Literatura para crianças e jovens.
Além de catalogar essas obras, apresentamos este ano uma entrevista com nosso Conselheiro Daniel Munduruku e uma linha do tempo contendo as ações da AEILIJ durante 2019.

O Anuário AEILIJ 2020 pode ser lido no Issuu, através do link:
https://issuu.com/aeilij/docs/2020_anuario_aeilij
Também pode ser baixado, para leitura e impressão, no link:
https://bit.ly/2O9WOSt
Boa leitura a todos, e parabéns aos nossos associados por suas publicações de 2019!

Rosana Rios
Presidente da AEILIJ2020


21/01/2020
Reativação de nosso SITE!

Gente amiga da AEILIJ,

Temos a alegria de comunicar que nosso Site está operacional! Foram alguns meses de ajustes técnicos para que tudo voltasse ao normal.

Para que o site não trave novamente, estamos efetuando uma “enxugada” dos conteúdos.
Com essa intenção, foram desativadas as páginas dos associados inativos.
Pedimos que todos visitem e verifiquem suas páginas!

* Caso sua página tenha sido desativada indevidamente (falhas acontecem), por favor, comunique-se com nossa Secretaria (contato@aeilij.org.br) e avise-nos, para o reativamento.

*Caso você tenha esquecido sua senha de entrada, entre em contato conosco por esse mesmo e-mail, para que possamos emitir uma nova senha.

*Caso você tenha estado inativo, nos últimos anos, pode reativar sua associação entrando em contato com tesouraria@aeilij.org.br. Temos vários planos de acerto de anuidades para quem está com dificuldades financeiras, pois sabemos que estes tempos estão difíceis para todos.

*Caso sua página não tenha ainda sido preenchida, você pode entrar e dar upload em sua foto, sua biografia, capas e resenhas de alguns dos seus livros.

→ Lembramos que o site é frequentemente consultado por professores, bibliotecários, jornalistas e editores; sendo nosso associado ativo, você tem ali um canal de divulgação de seu trabalho para um público específico. Não deixe de atualizar sua página!

Ainda esta semana teremos mais novidades.
Viva Literatura!
Rosana Rios
Presidente da AEILIJ para o biênio 2019-2020


06/01/2020
INICIANDO 2020

Amigas e Amigos da AEILIJ,

Feliz início de 2020 para todo mundo!
Iniciamos o ano com alguns avisos:

1. O Prêmio AEILIJ de Literatura receberá inscrições até o dia 16/01/2020. Quem ainda não se inscreveu tem apenas 2 semanas para fazê-lo! Obras que chegarem com o carimbo do Correio após essa data serão desconsideradas.

2. A Anuidade da AEILIJ para 2020 é de R$249,50, para novas associações.
No entanto, a Tesouraria está bonificando os associados ADIMPLENTES!
Para os associados em dia que quitarem a anuidade até:
* 31 de janeiro de 2020, haverá uma bonificação de 50% (R$124,75).
* 29 de fevereiro de 2020, haverá uma bonificação de 30% (R$174,65).
* 31 de março de 2020, haverá uma bonificação de 15% (R$212,07).

→ Como de praxe, após efetuar o depósito (lembrando que nossa conta agora é no Banco Itaú – ag. 6370 – c/c 43935-5 – CNPJ 03374569/0001-05), pedimos o favor de enviar o comprovante pelo e-mail da Tesouraria ou pelo whatsapp (21)994507290.

3. Lembramos ainda que todos os nossos associados em dia com a Anuidade têm descontos nas seguintes Livrarias bastando dizer seu nome como associado AEILIJ, pois as livrarias recebem uma lista atualizada periodicamente:

* Casa de Livros (Rua Capitão Antônio Machado, 259 – São Paulo) – desconto de 20%.
* Panapaná Livraria (Rua Leandro Dupré, 396 – São Paulo) – desconto de 15%.
* Livraria NoveSete (Rua França Pinto, 97 – São Paulo) – desconto de 10%.
* Leitura Genial Livraria (https://leituragenial.com.br/ . – Curitiba) – desconto de 15%.
* Livraria Bambolê (Loja virtual: www.livrariabambole.com.br/ – Loja física: Av. Nossa Sra. de Copacabana, 1072, loja 2 – Rio de Janeiro) – desconto de 15%.

Nossos melhores votos a todos e seguimos, fazendo LIVROS e batalhando pela LEITURA!

Rosana Rios
Presidente da AEILIJ
*Viva Literatura!*


***