Associados
Tânia Veiga Judar
Biografia
Tânia Veiga Judar é doutoranda em educação pela Universidade de São Paulo - USP, mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, pós-graduada em Literatura pela PUC-SP, pós-graduada em Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de São Paulo e graduada em Comunicação Social pela FIAM-FAAM.
Em 2014, seu projeto de oficinas para crianças baseado no livro Um guarda-roupa encantado, foi contemplado com o Prêmio Cultura pelo Ministério da Cultura do Brasil.
Em 2019, foi uma das escritoras convidadas para a 20ª Conferência Internacional na City Montessori School, em Lucknow, Índia, onde apresentou o livro de sua autoria Nós adoramos as segundas-feiras. Na ocasião, falou sobre sustentabilidade, preservação da natureza, cuidado com os animais e com o planeta Terra.
Atualmente, Tânia trabalha como professora da rede municipal de São Paulo e ministra oficinas e palestras sobre Literatura Infantil em escolas, centros culturais e universidades.
Livros publicados
Um guarda-roupa encantado, Julinha - a menina girassol, Nós adoramos as segundas-feiras, A extraordinária história da flor da noite, O nariz que queria ser feliz, Taís e a viagem espacial, Clara, a gota, Como é que isto é, A menina que comia bolinhas.
O livro possibilita que os leitores conheçam a importância dos cinco sentidos, usufruam das sensações que cada um proporciona, e entendam que, juntos todos são mais fortes e felizes.
Com um texto de depurado lirismo, escoltado por graciosas ilustrações, a autora extraiu das mesmas cavernas habitadas pelos fantasmas da artista visual Yayoi Kusama, uma síntese poética.
O livro traz inusitadas e criativas situações sob diferentes pontos de vista. Por meio de adivinhas, as ilustrações criadas, para se entrelaçar com o texto, apresentam respostas para cada descoberta.
Neste livro, a poesia salta à frente das inúmeras significações do que é belo e misterioso como brumas e nuvens, mas claro como a água para os olhos da sensibilidade.
A história, voltada para o público infantil, possibilita que os leitores explorem a galáxia, as estrelas, os planetas e também conheçam seres intergalácticos.
Nesta história, de maneira única, a autora une o suspense à poesia, e traz sua mais recente criação: a figura mágica e fascinante da flor da noite.
Nas segundas-feiras, muitas pessoas ao redor do mundo deixam de consumir qualquer produto de origem animal. Consequentemente, os animais felizes comemoram nestes dias.
Esta é uma biografia que fala de superação e de esperança. Uma linda história sobre uma menina, seus sonhos para a educação de crianças e seu otimismo para alcançá-los.
O livro possibilita trabalhar as competências socioemocionais: os modos de pensar, sentir e externalizar as emoções.