Associados

Peter Füssy
Jornalista, fotógrafo, migrante, ativista de mobilidade e cozinheiro particular do Tom. Não necessariamente nessa ordem.
Nasci em São Paulo, mas, por pouco, não foi em Budapeste. Entre lá e cá, ainda tento encontrar meu lugar no mundo.
Como filho único, cresci na companhia de gibis e livros. A graduação em Jornalismo (Metodista) me pareceu o caminho natural, depois também me formei em Filosofia (USP). Na verdade, nunca parei de estudar.
Trabalhei como jornalista em importantes redações no Brasil (G1, Terra, Cult), inclusive escrevendo sobre carros e avaliando superesportivos, até que fui morar em Amsterdam para fazer um mestrado em Mídias Digitais. Na Holanda, fui convertido ao “culto” da bicicleta e da cidade para pessoas. Senti a diferença na pele e, por isso, passei a falar sobre veículos de uma forma diferente.
Meu primeiro livro infantil fala sobre mobilidade e urbanismo. "Se essa rua fosse minha" (Tudo! Editora) é baseado na experiência da minha família ao deixar o paraíso das bicicletas e se mudar para uma cidade ainda organizada em torno dos carros. O objetivo é criar novos imaginários urbanos para crianças, onde elas poderão brincar e andar de bicicleta em segurança.
O livro faz parte de um projeto de divulgação sobre questões de mobilidade em redes sociais chamado "Derrotando o Trânsito" (@derrotransito). Pelo Instagram e Twitter (atualmente X), interajo com especialistas e ativistas de mobilidade da Europa, Estados Unidos e Brasil.

Se essa rua fosse minha (PT)

Se essa rua fosse minha (ES)

Se essa rua fosse minha (EN)