AÇÕES AEILIJ - Expo Cores e Formas
EXPOSIÇÃO CORES E FORMAS QUE CONTAM HISTÓRIAS
A estréia da exposição Cores e Formas que contam histórias ocorreu em 2006 na grande tenda azul da primeira FLIPinha, em Paraty, no Rio de Janeiro, graças a uma parceria da AEILIJ com a Casa Azul. As pranchas foram colocadas ao alcance dos olhos e mãos das crianças, de forma a aumentar a intimidade dos pequenos leitores com a ilustração. Sem medo de se deixar cobrir pelas digitais dos visitantes: democratizando a ilustratura!
Cada prancha continha uma cópia ampliada de uma ilustração de um associado da AEILIJ publicada em livro, com informações sobre os autores e a editora. O objetivo era, e ainda é, mostrar a beleza e a importância das ilustrações nos livros de literatura para crianças e jovens - exibindo trabalhos de ilustração com diferentes técnicas e estilos criados por ilustradores de diversas regiões do país.
Criada pela ilustradora e escritora Thais Linhares, responsável pela identidade visual e coordenadora das três primeiras edições da exposição, as pranchas tinham o formato A4 para facilitar o transporte e torná-las "viajandeiras", podendo ser colocadas facilmente em qualquer mala e pregadas em qualquer parede do mundo.
Ao longo dos anos a Expo viajou por aí. Até em Munique, levada pela associada Regina Drummond, ela foi parar!
Em 2009, a coordenação da exposição Cores e Formas que contam histórias passou a ser da ilustradora e escritora Marília Pirillo. E em comemoração aos 10 anos de existência da AELIJ, a exposição produziu um belo folder para divulgação e distribuição gratuita aos visitantes. Além disso, as pranchas dobraram de tamanho e ganharam a companhia dos livros que abrigam cada uma das ilustrações participantes.
Felipe Vellozo assumiu a coordenação da Expo em 2012 e o ilustrador Felipe Campos assumiu as rédeas em 2015.
Em 2019, a autora e ilustradora Nireuda Longobardi assumiu a Diretoria de Arte da AEILIJ e tem buscado novas formas de expor nossos trabalhos, tanto física quanto virtualmente.
A cada nova edição, multiplicam-se as possibilidades de viajar por todo o país. Para levar esta exposição para sua escola, espaço e/ou evento literário, entre em contato conosco através dos NOSSOS CANAIS.