Notícias
Já está neste site nosso ANUÁRIO 2023, contendo as publicações dos associados AEILIJ no ano de 2022.
O Anuário contém também as realizações da Diretoria durante o ano, e uma superentrevista de Regina Drummond com o professor e editor Jiro Takahashi, além das resenhas dos livros vencedores do mais recente Prêmio AEILIJ de Literatura.
Mais uma vez trazemos muito conteúdo para todos consultarem e se deliciarem!
As belíssimas ilustrações de capa e miolo são de nossa associada Marília Pirillo, e a realização da edição é de Alexandre de Castro Gomes.
Baixem o PDF e divulguem!
09 de outubro de 2022
Amigas e amigos do livro.
Temos o prazer de anunciar o lançamento do VI Prêmio AEILIJ de Literatura – edição 2022.
O Edital deste ano já se encontra no Blog do Prêmio, em:
https://premioaeilij.blogspot.com/p/edital.html
As inscrições de obras concorrentes estarão abertas de 10 de outubro a 16 de dezembro de 2022. Dentro desse período os autores de obras de Literatura Infantil e Juvenil Brasileira poderão preencher o formulário on-line, formalizando sua inscrição, e enviar as obras via Correios ou transportadora ao endereço indicado no Edital. Haverá um período de 15 dias de tolerância para eventuais atrasos dos Correios na chegada dos livros, porém, passado o dia 31 de dezembro de 2022, quaisquer entregas de obras serão desconsideradas por haverem excedido a fase de tolerância.
O formulário on-line encontra-se no seguinte endereço eletrônico:
https://forms.gle/KGcZBHXVgtSKH2Vk7
As categorias de premiação continuam as mesmas da edição passada:
* Texto literário infantil
* Texto literário juvenil
* Adaptação ou reconto
* Conjunto de Ilustrações
Como anteriormente, esta edição do Prêmio AEILIJ não possui categorias dedicadas a traduções ou obras informativas. Já as obras de poesia podem ser inscritas na categoria infantil ou juvenil, de acordo com seu público pretendido.
Associados adimplentes da AEILIJ não precisam pagar a taxa de inscrição. Para os não-associados, o valor continua o mesmo do ano passado.
Demais dúvidas podem ser tiradas acessando-se o FAQ do Prêmio, na página de abertura do Blog: https://premioaeilij.blogspot.com/ .
Não deixem de participar!
Boa sorte a todos!
Diretoria AEILIJ
Na semana passada, a AEILIJ esteve presente na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - ALESP - para uma homenagem ao nosso amigo e Conselheiro, Pedro Bandeira, que recebeu o Colar de Mérito da entidade, a mais importante honraria de nosso estado. Compusemos a mesa com o Deputado Carlos Gianazzi, que propôs a honraria, e mais pessoas incríveis como a crítica literária Marisa Lajolo e a editora Maristela Petrili, além do querido Edson Gabriel Garcia e do bibliotecário Oscar Garcia. Seguem algumas fotos para quem perdeu. E, abaixo, o texto de nossa fala na ocasião, como Presidente da Aeilij. São esses momentos que tornam especial nossa vida, não é?
========
Boa noite aos presentes,
Peço licença para me dirigir a este público não como “Senhoras e Senhores”, “Damas e Cavalheiros”, “Todas e Todes”, mas como “Meninas e Meninos”. É que eu gostaria de falar não aos adultos que aqui se encontram, mas à infância e à juventude que continuam vivos dentro de cada um – pois é da natureza de nosso homenageado desta noite falar diretamente às crianças e aos jovens que existem e que existirão sempre dentro de nós. Meninas e meninos…
Falo hoje em nome dos autores de texto e autores de imagem associados da AEILIJ, uma associação que congrega quem escreve e ilustra livros dedicados ao público infantil e juvenil. Com esta honraria dirigida ao nosso Conselheiro Pedro Bandeira, nós todos nos sentimos honrados também, porque tentamos seguir os passos deste Autor que, há cinquenta anos, optou por direcionar seus talentos para criar obras de arte que encantem pequenos e jovens leitores.
Pedro não apenas abriu novos espaços para todos os que vieram depois, mas seguiu os daqueles que vieram antes… Uma galeria imensa de gigantes que se tornaram clássicos, como Hans Christian Andersen, Lewis Carrol, Miguel de Cervantes, Charles Perrault, Lobato. Podem dizer que nem todos estes dedicaram sua escrita especificamente às crianças, mas, assim como nosso Autor, eles falam e falarão sempre à alma humana; e seus personagens vivem hoje na memória coletiva das crianças de todas as idades, e as crianças conhecem muito bem os Patinhos Feios, as Alices que mergulham nas Maravilhas, as Emílias, os Quixotes e os Lobos Maus que habitam este mundo.
Da escrita de Pedro Bandeira surgiu uma jornada mágica, que começou com um dinossauro fazendo AU AU e chegou à incrível descoberta dos mistérios de Feiurinha. Passou por drogas inomináveis que tentavam (talvez ainda tentem) fazer os Karas, nossos eternos adolescentes, manter a Obediência, além de tantos segredos revelados graças a marcas deixadas por uma única Lágrima.
Com tantas décadas de carreira, e mais algumas tantas de idade cronológica, meu querido amigo Pedro é uma dessas eternas crianças; em sua criatividade e generosidade, ele abraça a todos nós que tentamos fazer o que ele faz – simplesmente ENCANTAR os leitores.
Todos enfrentamos, hoje e sempre, tantos problemas na esfera pública e na particular, temos encarado conflitos, censuras, incompreensões, e sabemos que não existe outro caminho para a melhoria da vida da nossa gente que a ampliação da EDUCAÇÃO e da CULTURA entre nossos filhos e netos; por isso, a escola, a leitura de boas obras, o LIVRO são as poucas armas de que dispomos para combater tantas dificuldades, manter a ESPERANÇA. E graças a grandes brasileiros como o nosso Pedro Bandeira, LIVROS nós temos – à mancheia, como diriam alguns autores.
Agradeço aqui ao Pedro, por sua obra e por sua generosidade em dividi-la conosco.
Muito obrigada.
A AEILIJ tem batalhado, há mais de duas décadas, pela defesa dos autores de LIJ e pela valorização de todos os profissionais que integram a cadeia do Livro. Nesse caminho, acreditamos na importância de ampliarmos as áreas de nossa atuação, em especial desde que começaram a surgir os planos governamentais do Livro e da Leitura. Embora menoscabados no últimos anos, a implantação do PNLL prossegue, por ser lei, e acreditamos que nos próximos anos possa ser mais fortemente estabelecida. Assim, nos candidatamos a fazer parte do Conselho do PNLL - e fomos a única entidade representativa de AUTORES a ter sua participação aprovada! (Vejam a portaria abaixo).
Estaremos junto da CBL, da Libre, da Fundação Dorina Nowill, do Conselho de Biblioteconomia, da SNEL, da Associação Paulista de Bibliotecas, como membros votantes no Conselho Diretivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
Não sabemos ainda como as ações do PNLL se desdobrarão, mas podemos assegurar que continuaremos a defender a LIJ e seus autores e parceiros em todas as ações que surgirem!
Portaria:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-interministerial-n-3-de-26-de-julho-de-2022-418049925
Dia 18 de junho de 2022 marcou a volta da AEILIJ aos eventos presenciais! A Diretoria AEILIJ, repreentada por Rosana Rios, Andrea Viviana Taubmann e Eliana Martins, fez a entrega dos Prêmios de Literatura referentes a 2019, 2020 e 2021. Com a presença os autores premiados e seus representantes das editoras, mais nossos jurados e a Personalidade Homenageada da AEILIJ, a maravilhosa estudiosa da Literatura, Prfa. Dra. Marisa Lajolo! A Livraria NoveSete, nossa parceira de sempre, quase não comportava tanta gente... O Prêmio AEILIJ tem sido muito reconhecido por todo o mundo editorial, e cada vez mais nos leva a um importante patamar dentro do cenário dos profissionais de LIJ no Brasil.
VIVA LITERATURA!
13 de junho de 2022
Amigas e amigos da AEILIJ,
Em breve começaremos a editar o Anuário 2023 (produção 2022) da AEILIJ.
Precisamos que enviem as capas dos seus livros lançados em 2022 (somente livros que tenham 2022 em suas fichas técnicas!) para que preparemos o Anuário com calma.
Por favor, enviem:
1) imagem da capa do livro (o ideal é que a capa tenha 950 pixels de altura)
2) sinopse de até 500 caracteres (caso a capa seja horizontal ou quadrada, manter até 300 caracteres);
3) autoria de texto e ilustrações;
4) editora;
5) ISBN;
6) formato (tamanho em centímetros: largura x altura);
7) número de páginas.
As informações devem seguir para o seguinte e-mail (endereço eletrônico):
oalexgomes@hotmail.com
e com cópia para o e-mail zsavernini30@yahoo.com
A entrega das capas e das informações deverá ser feita até o dia 15 de dezembro de 2022.
Até lá, há tempo para que todos que têm livros no prelo possam participar.
Não deixem o envio do material para a última hora!
O Anuário 2022 da AEILIJ sairá no início de 2023, no formato de revista eletrônica, e estará disponível no ISSUU. Será possível baixar o PDF e imprimir depois.
ATENÇÃO!
Podem participar do Anuário os associados ATIVOS.
Quem estiver INATIVO, por dever anuidade(s) ou outro motivo, também poderá ser incluído, desde que regularize sua situação.
Se você não tem certeza de seu status, basta nos consultar antes, pelos e-mails: contato@aeilij.org.br e tesouraria@aeilij.org.br.
Rumo a mais um Anuário,
*VIVA Literatura!*
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – ASSOCIAÇÃO DE ESCRITORES E ILUSTRADORES DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL – AEILIJ – CNPJ nº 03.374.569/0001-05 Endereço: R. Teixeira de Freitas nº 5, Loja – Centro – Rio de Janeiro, RJ – CEP: 20.021-350. Número total de
associados em 01 de junho de 2022: 138. EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA: A Presidente da Associação de Escritores
e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONVOCA os 138 (cento e trinta e oito) associados para se reunirem em Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no próximo dia 18 de junho de 2022 na Livraria NoveSete - Rua França Pinto, 97 – Vila Mariana, São Paulo, obedecendo aos seguintes horários: Quórum e pauta para instalação da A.G.O: Primeira convocação às 12h com a presença de no mínimo 2/3 (dois terços) do número total de associados até esta data. Em Segunda Convocação: às 13h, com a presença de, no mínimo, 50% mais um do número total dos associados; em Terceira e última Convocação às 14h, com a presença de um mínimo de 10 (dez) associados com a finalidade de deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:
a) Divulgar as ações da atual diretoria no primeiro ano da gestão.
b) Aprovação dos demonstrativos fiscais do exercício 2021 e das contas do primeiro ano de mandato da gestão (período julho/2021 a junho/2022).
c) Assuntos Gerais.
Rio de Janeiro, RJ, 01 de junho de 2022.
ROSANA FERNANDES CALIXTO RIOS
– Presidente –
Amigas e amigos do livro,
Temos a alegria de anunciar que este ano faremos a cerimônia de entrega dos Prêmios AEILIJ presencialmente! Como nas últimas edições a pandemia nos impediu os encontros, aproveitaremos para entregar os troféus aos vencedores dos anos de 19-20, 20-21 e 21-22.
Todos estão convidados para esse momento de celebração da LIJ!
Dia: 18 de junho, sábado, às 15h.
Local: Livraria NoveSete – Rua França Pinto, 97 – Vila Mariana, São Paulo.
Será tudo bem simples, pois a livraria ainda sugere o uso de máscaras – menos para as fotos!
Aproveitando a ocasião, convidamos os associados AEILIJ para comparecerem mais cedo, pois realizaremos antes da entrega dos prêmios uma Assembleia Geral, no mesmo local, às 14h, com primeira chamada às 12h e segunda chamada às 13h, sendo a terceira e definitiva às 14h. Como este não é ano de eleição, a ordem do dia será breve e dedicada à confraternização e às boas notícias. A convocação oficial será feita em breve, mas já podem guardar a data!
Contamos com a presença de todos os associados, autores de texto e imagem, editores, professores e amigos do livro.
Viva Literatura!
Diretoria AEILIJ
Este ano os jurados do Prêmio AEILIJ são incríveis profissionais de Literatura!
Lígia Menna
Doutora em Letras na área de Estudos Comparados (FFLCH-USP), com foco em literatura infantil e juvenil. Pós-doutorado na mesma área. Docente do Curso de Letras da Universidade Paulista (UNIP). Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação do Curso de Letras da FFLCH-USP. Autora dos livros: A carnavalização na literatura Infantil (Giostri, 2017) e A literatura infantil além do livro (Bonecker, 2019).
Mirna Pinsky
Mirna Pinsky nasceu e mora em São Paulo. É jornalista pela Cásper Líbero e mestre em Letras pela USP. Trabalha em editoras desde os anos 1980. Tem 49 livros publicados. Ganhou prêmios e menções honrosas, entre eles dois Jabuti (1981 e 1995) e Melhor livro infantil de 2013 da ABL.
Nelson de Oliveira
Nelson de Oliveira é escritor e coordenador de oficinas de criação literária. Publicou mais de vinte livros, entre eles Gigante pela própria natureza (romance, 2019, finalista do Prêmio Kindle de Literatura), Poeira: demônios e maldições (romance, 2010) e Algum lugar em parte alguma (contos, 2006). Dos prêmios que recebeu destacam-se o Casa de las Américas (duas vezes: em 1995 e 2011), o da Fundação Cultural da Bahia (1996), o da APCA (duas vezes: em 2001 e 2003) e o da Fundação Biblioteca Nacional (2007). Há dezoito anos mantém uma página mensal no jornal Rascunho, de Curitiba, intitulada Simetrias Dissonantes (http://rascunho.com.br)
Amigas e amigos do Livro,
Chegamos a mais um Dia do Livro Infantil e Dia de Lobato, em que celebramos a maravilhosa produção brasileira de livros dedicados a crianças e jovens! Hoje, temos a alegria de anunciar os vencedores do V Prêmio AEILIJ de Literatura.
Eis aqui os títulos mais pontuados por nossos jurados:
* Categoria Texto Literário Infantil
Carona – Texto e Ilustrações de Guilherme Karsten – Ed. Companhia das Letrinhas
* Categoria Texto Literário Juvenil
Ainda assim te quero bem – Texto de Caio Riter e Penélope Martins – Ilustrações de Talita Nozomi – Editora do Brasil
* Categoria Conjunto de Ilustrações
A África que você fala – Texto de Cláudio Fragata – ilustrações de Maurício Negro – Ed. Globinho
* Categoria Adaptação ou Reconto
A Bela e a Fera – um reconto – Texto de Sandra Trabucco Valenzuela – Ilustrações de Gabriel Pacheco – Editora nVersinhos
Foi uma fase final muito disputada! Nossa homenagem aos autores vencedores, e também a todos os talentos que participaram desta premiação. A qualidade da produção brasileira de LIJ só aumenta, ano a ano.
Em 2022, uma boa notícia: finalmente conseguiremos fazer a entrega presencial dos troféus que a AEILIJ confeccionou para os 4 autores vencedores. Na ocasião, faremos também a entrega dos troféus do III e do IV Prêmio AEILIJ de Literatura Infantil e Juvenil. Já os certificados de todos os finalistas serão enviados por e-mail. Logo avisaremos data e local da celebração; preparem-se para a festa!
Viva Literatura!
Diretoria AEILIJ
Hoje temos a alegria de divulgar os Finalistas do V Prêmio AEILIJ de Literatura!
A edição deste ano contou com 278 obras inscritas; recebemos títulos de editoras e autores provenientes de 15 estados do Brasil, incluindo-se o DF. E, dada a qualidade das obras, não foi fácil para os jurados desta edição finalizarem a lista!
Seguem-se os FINALISTAS, em ordem alfabética e por categoria:
Categoria Texto Literário Infantil:
* A África que você fala – Texto de Cláudio Fragata – Editora Globo
* Carona – Texto de Guilherme Karsten – Companhia das Letrinhas
* Os Invisíveis – Texto de Tino Freitas – Companhia das Letrinhas
* Só Sei que Foi Assim… Vol l – Texto de Fernanda de Oliveira – Editora Melhoramentos
* Vidas de Porcelana – Texto de Ana Rapha Nunes – Duna Dueto Editora
Categoria Texto Literário Juvenil:
* Ainda assim te quero bem – Texto de Caio Riter e Penélope Martins – Editora Do Brasil
* Capitão Mimo – Texto de Alexandre Boide – VR Editora
* Medley – Texto de Keka Reis – VR Editora
* O caminho da escola – Texto de Raul Marques – Editora Aletria
* O Serviço de entregas monstruosas – Texto de Jim Anotsu – Editora Intrínseca
Categoria Adaptação ou Reconto:
* A Bela Adormecida do Samba – Texto de Sonia Rosa – Mazza Edições
* A Bela e a Fera: um reconto – Texto de Sandra Trabucco Valenzuela – Editora nVersinhos
* As roupas novas dos reis – Texto de José Roberto Torero – Companhia das Letrinhas
* A serpente branca – Texto de Arievaldo Viana – Editora Globo
* A Trapaça da Serpente – Texto de Sandra Bittencourt – Editora Lê
Categoria Conjunto de Ilustrações:
* A África que você fala – Ilustrações de Maurício Negro – Editora Globo
* Achou? – Ilustrações de Aline Abreu – Companhia das Letrinhas
* As roupas novas dos reis – Ilustrações de Daniel Araújo – Companhia das Letrinhas
* Gualín – Ilustrações de Gabriela Gil – Editora Melhoramentos
* Se… – Ilustrações de Biry Sarkis – Abacatte Editora
A AEILIJ parabeniza aos autores de texto e de imagem que participaram, a seus editores e a todos os profissionais envolvidos. Sabemos que as publicações de LIJ continuam sendo resistência em mais um ano tão difícil para os profissionais da Literatura.
Agora incia-se uma parte árdua do processo, para nosso Júri: escolher os quatro vencedores, entre tantas obras excelentes! O resultado final sairá em 18 de abril de 2022.
Viva Literatura!
Curadoria do IV Prêmio AEILIJ de Literatura
A Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) acaba de lançar a oitava edição do seu anuário, apresentando um panorama de suas realizações durante o ano de 2021, com destaque para o Prêmio AEILIJ de Literatura e a publicação dos e-books produzidos pelos alunos dos minicursos, em três obras com o selo AEILIJ.
O anuário traz também as publicações literárias dos associados, com as capas, sinopses e dados gerais de cada obra, além de uma entrevista com a querida Leila Bortolazzi, editora da Melhoramentos, comentando sobre a sua trajetória e o atual cenário da Literatura Infantil e Juvenil.
Para visualizar basta clicar no link : https://issuu.com/aeilij/docs/2022_anuario_aeilij
Se quiser baixar o PDF acesse https://aeilij.org.br/anuario/