AEILIJ
Associe-se
ASSOCIE-SE
Login para Associados
LOGIN PARA
ASSOCIADOS
Nossos canais
NOSSOS CANAIS

Notícias

2024 2023 2022 2021 2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011 2010 2009 2008


18/12/2023
Pesquisadores Literatura brasileira contemporânea

Caros pesquisadores!

A revista "Claraboia" (UENP) abriu chamada para artigos ao dossiê "Literatura brasileira contemporânea (2010 ao presente): Produção e recepção crítica".

Edição: n. 22 (2024)

Submissão: até março/2024

Publicação: 2o. semestre de 2024

Organizadoras: Ana Paula Franco Nobile Brandileone (UENP), Vanderléia da Silva Oliveira (UENP), Maria Valdenia da Silva (UECE)


Para mais detalhes, acesse: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/index


14/11/2023
Brinde para associados em novembro e dezembro


13/11/2023
PRÊMIO AEILIJ 2023. COLOQUE SEUS LIVROS NO CORREIO!


10/10/2023
Aberto o VII PRÊMIO AEILIJ 2023


09 de outubro de 2023

 

Gente querida do livro:

 

Temos o prazer de anunciar o lançamento do VII Prêmio AEILIJ de Literatura – edição 2023.


O Edital deste ano já se encontra no Blog do Prêmio, em:

 

https://premioaeilij.blogspot.com/


As inscrições de obras concorrentes estarão abertas até as 23h59 de 25 de novembro de 2023. Dentro desse período a/os autora/es de obras de Literatura Infantil e Juvenil Brasileira poderão preencher o formulário on-line, formalizando sua inscrição, e enviar as obras via Correios ou transportadora ao endereço indicado no Edital.

Haverá um período de 25 dias de tolerância para eventuais atrasos dos Correios na chegada dos livros, porém, passado o dia 20 de dezembro de 2023, quaisquer entregas de obras serão desconsideradas por haverem excedido a fase de tolerância.

 

O formulário on-line encontra-se no seguinte endereço eletrônico:

https://forms.gle/DusPpNUoVAiZsEpz5


As categorias de premiação continuam as mesmas da edição passada:

* Texto literário infantil

* Texto literário juvenil

* Adaptação ou reconto

* Conjunto de Ilustrações

 

Como anteriormente, esta edição do Prêmio AEILIJ não possui categorias dedicadas a traduções ou obras informativas. Já as obras de poesia podem ser inscritas na categoria infantil ou juvenil, de acordo com seu público pretendido.


Associados adimplentes da AEILIJ não precisam pagar a taxa de inscrição. Para os não-associados, o valor é de R$70,00 por inscrição.


Demais dúvidas podem ser tiradas acessando-se o FAQ do Prêmio, na página de abertura do Blog: https://premioaeilij.blogspot.com/ . Se ainda tiverem dúvidas, enderecem o pedido de esclarecimento para o e-mail blogpremioaeilij@gmail.com  


Não deixem de participar! 


Boa sorte a todos!


Diretoria AEILIJ


#VIIPrêmioAEILIJdeLiteratura2023 #obrasLIJ #premiaçãoparatextoeimagem #AEILIJ 



FAQS_ VII PRÊMIO AEILIJ de LITERATURA_EDIÇÃO 2023.pdf
EDITAL_VII PRÊMIO AEILIJ_EDIÇÃO 2023.pdf
24/09/2023
Chamada de Ilustradores - Traçando Histórias



Por aqui estamos em festa com a nossa parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro em mais uma edição da Traçando Histórias. 

Iniciam as inscrições e a grande chamada de ilustradores de todos país! Venham! Participem dessa grande seleção! 


Estão abertas as inscrições para a 

13ª Traçando Histórias - Mostra de Ilustrações de Literatura Infantil e Juvenil.

A exposição acontece de 27 de outubro a 15 de novembro de 2023 e fará parte da Programação Oficial da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre - na Sala O Arquipélago, do Espaço Força e Luz; espaço cultural que apoia a iniciativa. 


Trata-se de uma produção e realização em parceria da Câmara Rio-Grandense do Livro e de nós da AEILIJ - Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil.


Em uma primeira etapa, foram convidados, pelo curador Peter O'Sagae, 20 ilustradores de todo o território nacional. 


Agora, inicia a etapa final de seleção dos ilustradores participantes. 

Mais 18 ilustradores serão selecionados. 

Para participar da seleção, os interessados devem se inscrever até o dia 30 de setembro. 


Os requisitos para a inscrição para participar da Seleção, são: 

- ser brasileiro ou residente no Brasil; 

- ter no mínimo cinco livros de literatura infantil e juvenil publicados no país; 

- contar com livro publicado, em primeira edição, a partir de 1º de janeiro de 2020.


Mais informações: tracandohistorias@gmail.com


#traçandohistórias #seleçãodeilustradores #chamadadeilustradores #todoterritórionacional #feiradolivrodeportoalegre #CRL #AEILIJ

22/09/2023
Conselhos Consultivo e Fiscal AELIJ 2023-2025



A divulgação OFICIAL do Conselho AEILIJ que irá acompanhar toda a nossa Gestão (2023-2025), feita em nossas redes nos últimos dias, amplia nossa compreensão enquanto autores LIJ, da importância desse nosso grande coletivo. 

Muitos conselheiros nos acompanham há algumas gestões já como parte do mesmo Conselho: Ana Maria Machado, Angela Leite de Souza, Daniel Munduruku, Leo Cunha, Maria Valéria Rezende, Maurício Veneza, Pedro Bandeira, Regina Drummond, Rogério Andrade Barbosa e Sandra Pina. Temos muito orgulho em poder seguir contando com seu apoio e participação em nossa Gestão. É também de grande alegria, o aceite uníssono de Cris Alhadeff, Eliana Martins, Severino Rodrigues e Sônia Rosa. 

Com dobrado orgulho, nosso Conselho Fiscal que irá nos acompanhar nessa empreitada e dar apoio à Tesouraria AEILIJ: Anna Rennhack, Marília Pirillo - associadas que se dedicam ao cargo há algumas gestões - e Sandra Ronca. Assim são em nossos Conselhos, Consultivo e Fiscal, representantes das regiões Norte, Nordeste, Sudeste (MG, RJ, SP).




Cientes da nossa imensa responsabilidade em fazer valer tê-los conosco, seguimos fortalecendo vínculos, vozes e a LIJ para todas as infâncias. 


Caríssimos, autores da palavra e da imagem que tanto nos honram em seguir conosco, muito obrigada!


#ConselhoConsultivo #ConselhoFiscal #biênio20232025 #juntossomosmaisfortes #AEILIJ #históriasparatodasasinfâncias #pelodireitodaleitura #LIJJÁ

15/09/2023
Foi dada a largada para o Anuário AEILIJ 2024



Pessoal, em breve começaremos a editar o Anuário 2024 (produção 2023) da AEILIJ.

Precisamos que enviem as capas dos seus livros lançados em 2023 (somente livros que tenham 2023 na ficha técnica!) para que preparemos o Anuário com calma.

Por favor, enviem:

1) imagem da capa do livro (o ideal é que a capa tenha 950 pixels de altura)

2) sinopse de até 500 caracteres (caso a capa seja horizontal ou quadrada, manter até 300 caracteres);

3) autoria de texto e ilustrações;

4) editora;

5) ISBN;

6) formato (tamanho em centímetros: largura x altura)

7) número de páginas.


As informações devem seguir para o seguinte e-mail (endereço eletrônico):

oalexgomes@hotmail.com em cópia para o e-mail contato@aeilij.org.br


A entrega das capas e das informações deverá ser feita até o dia 5 de dezembro de 2023.

Até lá, há tempo para que todos que têm livros no prelo possam participar.

Não deixem o envio do material para a última hora!


O Anuário 2023 da AEILIJ sairá no início de 2024, no formato de revista eletrônica, e estará disponível no ISSUU. Será possível baixar o PDF e imprimir depois.


ATENÇÃO! Podem participar do Anuário os associados ATIVOS.

Porém, quem estiver INATIVO, por dever anuidade(s) ou outro motivo, poderá ser incluído, desde que regularize sua situação. Se você não tem certeza de seu status, basta entrar com senha em seu cadastro no site e verificar sua situação em relação à tesouraria.


#anuárioaeilij2024 #LIJ #LIJJÁ #AEILIJ


15/09/2023
Não mexam na minha gorjeta, por José Torero

Em tempo:

Fechando a semana pós-Bienal do Rio, com a importantíssima reflexão do nosso associado José Roberto Torero, acerca da questão dos direitos autorais de nossa classe. Nos cabe ressaltar aqui que esse tema vem sendo debatido coletivamente entre nós há algum tempo. Estamos atentas e mobilizadas, buscando caminhos teóricos e práticos em busca de propostas justas e exequíveis para todas as partes da cadeia do livro, no contexto do atual mercado editorial e dos novos suportes e modelos de negócio praticados em nossa contemporaneidade. 


(Texto deste mês no Jornal Rascunho, versão digital) 


Dez por cento não é muito. É, por exemplo, a gorjeta do garçom. E é também quanto, em geral, recebe o autor da venda de cada um de seus livros. Quando vou numa escola, quase sempre as crianças me perguntam quanto ganha um escritor. E acham muito estranho quando digo que recebo só 10% de um livro. 10% que é divido com o ilustrador e o outro autor, caso seja um livro em dupla (como é o caso da maioria dos meus infantis). Eles fazem as contas e veem que dá uns dois reais por livro. Acho que mais de uma criança já desistiu da carreira literária ao escutar isso. Eles não imaginam que na cadeia de produção de um livro há que se pagar a livraria, a distribuidora e a editora, que por sua vez tem que arcar com os custos de impressão, diagramação, divulgação, etc… No mercado do livro, todo mundo acha que ganha pouco. Os números são muito apertados, as margens são pequenas. As porcentagens de cada um foram sendo afinadas com o tempo e, no Brasil, chegamos aos 10% para o autor, um número que era sagrado. Era. Porque, ultimamente, muitas editoras, pequenas, médias e grandes, tentam mexer nesses 10%. E não só em novos contratos.Há editoras que ligam para os autores e pedem para mudar contratos em vigência. E, se você não topa, talvez seu próximo livro não saia por aquela editora. Ouvi casos em que a editora manda o contrato para renovação automática com a porcentagem de autor diminuída. Se você não presta atenção… Se os autores já sofrem, os ilustradores, mais ainda. Antigamente eles ganhavam um cachê, sem porcentagem das vendas. Passaram a receber 2% da venda (geralmente tirados dos autores e não das editoras), mas, recentemente, há quem tenha diminuído essa porcentagem para 1% (sem que o outro 1 ponto percentual volte para os autores). E amigos ilustradores dizem que há casos em que nem há mais esse simbólico 1%. Esse é um mercado com poucas mudanças. Talvez as grandes novidades recentes tenham sido a Amazon e as vendas diretas pelos sites das editoras. Foram modificações ruins para as livrarias, mas boas para as editoras, que pagam menos na Amazon (cerca de 20%) do que pagariam para colocar seus livros na livraria. E menos ainda no site próprio. Ou seja, se houve um ganho, foi das editoras. Por outro lado, recentemente a impressão ficou um tanto mais cara. Mas espera-se que seja algo passageiro. A questão é que sempre houve um pacto entre editoras e autores. Algo do tipo “eu ganho pouco, você ganha pouco, mas a gente está do mesmo lado”. Porém, a tentativa de algumas empresas de avançar sobre os sacrossantos 10% do autor quebra essa relação simbiótica. Acho que os autores têm que bater o pé e não aceitar essa nova situação. Até já imagino alguns cartazes para nossa manifestação:“Precisamos de um Sindicato de Letras, não de uma Academia!”; “A gente não quer só letras. A gente também quer números!”; “Não é só pelos 10%!”; “Lutaremos com sangue, suor e tinta!”; E, é claro: “Não mexam na minha gorjeta!” Voltando à seriedade, a AEILIJ (Associação dos Autores e Ilustradores de Literatura Infantojuvenil) até já prepara um seminário sobre o assunto. E provavelmente a UBE (União Brasileira de Escritores) também fará parte dele. E isso é muito importante. A sobrevivência da literatura passa pela sobrevivência dos autores, que têm o péssimo costume de fazer três refeições diárias.


#joserobertotorero #jornalrascunho



 


#debatesurgentes #direitosLIJ #LIJJÁ #AEILIJ #juntossomosmais




03/09/2023
Bienal do Rio homenageia PNLD e Ana Maria Gonçalve

Na abertura da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, Dante Cid, presidente da SNEL, afirmou que a Bienal sempre foi um espaço de vanguarda, preocupado com o desenvolvimento da cultura e da educação. “Aqui, temos o livro como ponto de partida e principal protagonista."

Este ano, o Prêmio José Olympio – que reconhece personalidades e instituições com notáveis contribuições ao mercado editorial brasileiro – foi dado ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e recebido pela secretária-geral do FNDE, Nadja Cezar.

Ao som da Portela, Ana Maria Gonçalves, autora de "Um defeito de cor", agradeceu a homenagem e lembrou que o mercado editorial ainda tem um longo caminho a percorrer. Sua obra, que já se tornou um clássico, será o tema do desfile da Portela no carnaval de 2024.

“Precisamos prestar muita atenção em que histórias que estamos contando, para que essas histórias sejam também parte da formação do imaginário do nosso país”, afirmou Ana Maria Gonçalves.

Comemorando 40 anos de edição, a Bienal do Rio  reuniu mais de 300 editoras distribuídas em três pavilhões. Centenas de autores participaram de debates, mesas, oficinas e sessão de autógrafos, muitos deles associados da Aeilij. As postagens sobre a Bienal e a participação dos nossos associados podem ser acompanhadas também em nossa página do instagram: https://www.instagram.com/aeilij/


01/09/2023
Começou a Bienal do Livro RJ - venha com a AEILIJ!






calendário AEILIJ _ Bienal do RJ 2023_versão 2.pdf
01/09/2023
Ricardo Ramos Filho assume novo mandato na UBE

    A nova diretoria da União Brasileira de Escritores (UBE) tomou posse dia 24 de agosto para a gestão 2023/2025, presidida novamente por Ricardo Ramos Filho.

    A atual direção executiva é formada por: Ricardo de Medeiros Ramos Filho, presidente; Ricardo Assumpção Fernandes, 1º vice-presidente; Paulo Eduardo Mauá, 2º vice-presidente; Carlos Rogério Duarte Barreiros, secretário-geral; Jayme Ribeiro Serva Jr, 1º secretário; Vanessa Campos Ratton Ferreira, 2ª secretária; Luiz Fernando Dezena da Silva, tesoureiro-geral; Maria Teresa Tavares de Miranda, 1ª tesoureira; e Sandra Regina Ferro Espilotro, 2ª tesoureira.

   Entre as iniciativas recentes da UBE estão o Prêmio Nelly Novaes Coelho 2023, de Literatura Infantil e Juvenil, o Prêmio Claudio Willer e o Troféu Juca Pato. Mais informações, no site: https://ube.org.br/


17/08/2023
Nós, ilustradores, somos mesmo autores?

Em tempos de problemas complexos acerca de propriedade intelectual e direitos autorais, partilhamos abaixo as reflexões de Mauricio Veneza, membro do Conselho Consultivo da AEILIJ, são muito bem-vindas.

Quer contribuir para o debate? O espaço está aberto!


De vez em quando ressurge a questão, que já deveria estar superada, da autoria do ilustrador nos livros para infância e juventude. Lembra um tanto aquele terrorismo que se faz com as crianças pequenas, perguntando se gosta mais do papai ou da mamãe, só que, em vez de papai e mamãe, temos texto e ilustração. É como se uma relação que funciona muito bem de modo cooperativo tivesse que mudar para um modo competitivo. Afinal, o ilustrador também é ou não autor do livro infantil? É uma pergunta cuja resposta exige algumas considerações. No chamado livro ilustrado, o dispêndio de tempo e esforço (bem como o atrativo da forma final) costuma ser maior para o ilustrador, o que não ocorre, por exemplo, numa novela. Um texto escrito em tempo relativamente curto pode necessitar de mais de um mês para ser ilustrado. É claro, podemos alegar que o texto vem antes. Mas são muitos os casos em que o texto é criado a partir de imagens já existentes. O que não torna um mais autoral que o outro. Existem textos que se sustentam muito bem de pé sem o auxílio da imagem. A série Harry Potter, por exemplo. Mas Alice no País das Maravilhas e D. Quixote também independem de ilustrações e, no entanto, as imagens de John Tenniel e Gustave Doré estão tão entranhadas no nosso imaginário e na nossa memória que se torna difícil pensar nestas obras sem elas. 

 Se um ilustrador faz meia dúzia de vinhetas para um romance ou uma novela, talvez não se deva considerá-lo como coautor do livro. Mas, sem dúvida, é autor das imagens (que, naquela determinada edição, fazem parte integrante do livro) e assim deve ser considerado. Boa parte do público ainda parece achar que o escritor recebe a visita providencial de uma fadinha de asas translúcidas que dita o texto para ele baixinho no ouvido, palavra por palavra. Com o ilustrador não é diferente. Muitos atribuem a uma coisa meio misteriosa chamada DOM aquilo que, na realidade, é obtido através de estudo, prática, pesquisa, informação, dedicação e persistência. Esta interpretação, que já vi até em livro infantil falando de profissões, tem como resultado a desvalorização do esforço profissional e a incompreensão do que é, de fato, este ofício. O ilustrador tem, em relação à sua obra, os mesmos direitos de qualquer outro autor das chamadas criações do espírito. Sim, o ilustrador é autor. É autor das suas ilustrações, assim como o pintor é autor das suas pinturas, o dramaturgo, das suas peças, o compositor, das suas músicas, o fotógrafo, das suas fotos e, claro, o escritor, dos seus textos. Tudo assegurado em nosso país pela lei 9610, nossa Lei de Direitos Autorais. 

 Discute-se também com frequência qual seria a forma mais adequada de remuneração dos ilustradores. Depende da relação convencionada através de contrato entre as partes. Se o ilustrador é funcionário de uma empresa, será remunerado através de salário. No entanto, os direitos sobre sua criação passarão para a empresa. Os demais dependerão sempre dos contratos de cessão. Pode-se ceder o direito de exploração comercial da obra gratuitamente, sem contrapartida. Ou conceder uma cessão definitiva por um valor único, cessão por prazo determinado por uma percentagem sobre as vendas ou por um modelo misto, que implica em receber um valor inicial e uma participação nas vendas. Esta participação pode se dar logo no início ou a partir de determinado número de exemplares vendidos. Há muita crítica a este último modelo, porque parece injusto a muitos que o escritor receba apenas participação nas vendas e o ilustrador já receba um valor na largada. Comumente a comparação é inadequada. Quem escreve um texto espontaneamente pode interrompê-lo, deixá-lo inacabado, retomá-lo quando puder, tudo dentro da sua disponibilidade de tempo. Depois de finalizado, o oferece às editoras, comumente várias. A pessoa que for contratada para ilustrar este texto vai empregar o seu tempo, por um prazo determinado, por solicitação da editora. Ao término do contrato do texto, o escritor terá a prerrogativa de oferecê-lo a qualquer outra editora, o que não poderá ser feito pelo ilustrador com as imagens em separado. Há que se considerar que o encerramento do contrato do escritor leva ao encerramento compulsório do contrato do ilustrador, porém o oposto não ocorre. Além disto, só muito raramente os percentuais de remuneração pela cessão de direitos são iguais. Estas significativas diferenças invalidam a comparação. A exceção óbvia é o texto escrito por encomenda da editora, em que o escritor deve ter, no mínimo, um adiantamento. Neste caso, sim, a comparação seria procedente.

 Por último, uma curiosidade, algo que nunca vi comentado em outro lugar: temos aqui, como em outros países, a prática de dar destaque ao nome do escritor nas capas dos livros. Esta hierarquia acaba parecendo uma coisa natural. Mas possuo dois livros em que os únicos nomes constantes nas capas são os dos ilustradores Eric Carle em um e Marta Koci no outro. Somente nos créditos da parte interna, em tamanho bem menor, é que aparece a autoria dos textos, respectivamente de Viktor Christen e Kurt Baumann. Em nosso país, ressalvadas as exceções de obras reconhecidamente produzidas por equipes, isto causaria estranheza, talvez indignação. É caso também para se refletir.

07/08/2023
Editora do Brasil comemora 80 anos

    Dia 4 de agosto a Editora do Brasil comemorou os seus 80 anos de atividades literárias e educacionais com uma grande festa que reuniu escritores, ilustradores, editores, divulgadores, financeiro, marketing. Editorial e comercial reunidos, funcionários e autores de todos os segmentos estavam presentes, confraternizando por essa bela conquista. 

    Afinal, no Brasil, uma editora operando há oitenta anos é um grande feito. Em especial, uma editora especializada em literatura infantil e juvenil e em didáticos para o Fundamental e o Ensino Médio.

    Parabéns, Editora do Brasil! Que venham mais oitenta anos de literatura e educação! 

22/07/2023
Novidade: chegou a carteirinha da AEILIJ

   A partir de agora, os associados terão a sua carteirinha, que poderá ser útil na participação de eventos, das parcerias existentes - como descontos em livrarias - e das futuras parcerias que serão feitas. 

  Com o PDF disponível, você imprime em casa a sua carteirinha.  

  Basta entrar na página principal e fazer login. Entrar então na página "Associados", onde está o camnho para imprimir a carteirinha da associação. 

06/07/2023
A nova diretoria AEILIJ 2023-2025

A nova diretoria que assumiu em 1º de julho agradece os votos, a confiança e o apoio que vem recebendo do grupo de escritoras e escritores, ilustradoras e ilustradores que fazem parte da AEILIJ!


Em breve serão anunciadas as ações para seguir defendendo os direitos das autoras e dos autores, expandindo a presença da LIJ por todo o Brasil, acolhendo quem está iniciando o percurso na carreira profissional na Literatura Infantil e Juvenil e dando continuidade ao trabalho pioneiro iniciado em 1999.  


Nossa intenção é ampliar as oportunidades e benefícios para nossas associadas e nossos associados por meio de cursos e oficinas, descontos em eventos, cursos e livrarias e outras frentes que estão sendo abertas.


A equipe está assim constituída:


Presidência: Andrea Viviana Taubman - presidencia@aeilij.org.b


Vice-presidência: Susana Ventura - presidencia@aeilij.org.b


Secretaria: Silvana Salerno - contato@aeilij.org.br


Tesouraria: Vanessa Balula - tesouraria@aeilij.org.br / whatsapp (21)994507290


Às associadas e aos associados pede-se que atualizem suas fichas cadastrais (entrar com login na página individual do site) para que se possa aprimorar a comunicação institucional e melhorar o fluxo de avisos e notícias por meio do whatsapp (não será grupo; nosso grupo funciona no Googlegroups - inscrições pelo e-mail aeilijnovogrupo@googlegroups.com ).


Entrem em contato conosco para tirar dúvidas, obter informações e trazer projetos que queiram desenvolver. Tudo será analisado com carinho e, se possível, viabilizado.


Viva a LIJ! Vida longa à AEILIJ!

20/06/2023
Assembleia Geral AEILIJ 2023 - em 24/06/23

Associadas e associados da AEILIJ,


        Como divulgamos, no próximo sábado (dia 24 de junho), faremos a entrega dos certificados e troféus referentes ao VI Prêmio AEILIJ de Literatura.

        Aproveitando a presença de associados de outros estados, realizaremos também no mesmo dia e local a Assembleia Geral Ordinária da AEILIJ, na qual será ratificada a eleição da nova diretoria, que assume em 01 de julho de 2023. Será ainda um momento de confraternização.

        Compareçam!


 * Assembleia Geral da AEILIJ – 24/06/2023

 → Primeira chamada: 12h

 → Segunda chamada: 13h

 → Terceira e última chamada: 14h


* Entrega dos certificados e troféus do VI Prêmio AEILIJ de Literatura – 16h.


 Local: espaço de eventos da Livraria NoveSete

 Rua França Pinto, 97 – Vila Mariana – São Paulo/SP


        Haverá na ocasião uma homenagem à nossa amiga Angela Melo Aranha, da Casa de Livros. E também a celebração da obra de nossa Autora HORS CONCOURS, Lúcia Hiratsuka.

        A convocação foi publicada em jornal, conforme estatuto, no dia 14/06/2023. Segue a página do jornal em anexo.

        Contamos com sua presença!

        

       A Diretoria



MM PG 5 EDITAL 14.06.2023.pdf
Convite_AEILIJ.pdf
01/05/2023
AEILIJ tem chapa inscrita p/ eleições da Diretoria

Amigas e amigos do Livro,


Em 30 de abril encerrou-se o período para a inscrição de chapas que concorrerão à eleição da nova Diretoria AEILIJ, de acordo com o comunicado que fizemos em 05 de abril passado.


Temos uma chapa inscrita, a chapa LIJ JÁ, com a seguinte composição:


Andrea Viviana Taubman – presidente 

Susana  Ramos Ventura – vice-presidente

Silvana Salerno Rodrigues – secretária 

Vanessa Balula Leonardo dos Santos – tesoureira


O período de votação será de 01/06 a 15/06 e ocorrerá pelo e-mail que tradicionalmente usamos para esses procedimentos. Logo daremos instruções completas, mas já avisamos que apenas os associados com a situação em dia podem votar. Pedimos que todos verifiquem, então, o status de sua associação!


Uma Comissão Eleitoral acompanhará o processo, para que tudo corra com tranquilidade e correção. Logo divulgaremos os nomes participantes da Comissão.


Viva Literatura!


23/04/2023
Vencedores do VI Prêmio AEILIJ de Literatura

Chegou a hora de divulgarmos os vencedores de mais uma edição do Prêmio AEILIJ de Literatura! Neste Dia do Livro Infantil, em que celebramos a importante literatura dedicada à nossa infância e juventude, divulgamos as obras mais pontuadas por nossos jurados.

Vejam as capas e resenhas em nosso Blog: https://premioaeilij.blogspot.com/



Texto Literário Infantil

Lá Fora

Texto e Ilustrações de André Neves

Editora Companhia das Letrinhas


Texto Literário Juvenil

Sozinha

Texto de Keka Reis

Ilustrações de Ing Lee

Editora Gutenberg


Adaptação ou Reconto

Sete contos que nunca me contaram

Texto de Susana Ventura

Ilustrações de Efe Godoy, Fernanda Peralta, Hanna Gomes, Jess Vieira, Marcela Scheid, Lumina Pirilampus e Mayara Ferrão

Editora Biruta


onjunto de Ilustrações

Os Príncipes do destino

Texto de Reginaldo Prandi

Ilustrações de Anna Cunha

Pallas Editora



Prêmio Hors Concours

Amanhã

Texto e Ilustrações de Lúcia Hiratsuka

Editora Pequena Zahar

 Com este livro, Lucia ressalta a importância de sua produção literária vastamente premiada e que prima pela delicadeza, pelo resgate da cultura japonesa e sua contribuição à cultura brasileira, pela expansão do sensível.


18/03/2023
DIVULGADOS os FINALISTAS do VI Prêmio AEILIJ!

A Curadoria do Prêmio AEILIJ de Literatura tem o prazer de divulgar os finalistas de sua sexta edição. São 5 obras indicadas em cada categoria, com exceção de Texto Juvenil, que este ano define 6 finalistas. As listas estão em ordem alfabética; os vencedores das 4 categorias serão conhecidos em 18 de abril de 2023.

 A AEILIJ anuncia ainda que uma autora terá a obra premiada como Hors Concours: Lúcia Hiratsuka, que escreveu e ilustrou o livro Amanhã, da Editora Pequena Zahar.


 Na categoria Texto Literário Infantil:

    • A festa da onça, texto de Wilson Marques, ilustrações de Kássia Borges, pela Editora BrinqueBook;

    • As torres, texto e ilustrações de Orlando Pedroso, Elo editora;

    • Desaforismos, texto e ilustrações de Raquel Matsushita, editora Maralto;

    • Lá fora, texto e ilustrações de André Neves, editora Companhia das Letrinhas;

    • Ser o que se é, texto de Daniel Kondo e Pedroca Monteiro, ilustrações de Daniel Kondo, editora Companhia das Letrinhas.


 Na categoria Texto Literário Juvenil:

    • O coração às vezes para de bater, texto de Adriana Lisboa, editora Maralto;

    • Poesia é escutar o que poucos podem ouvir, texto de César Obeid, ilustrações de Isabela Jordani, editora Moderna;

    • Prisioneiros na biblioteca, texto de Manuel Filho, ilustrações de Walmir S. Archanjo, editora Melhoramentos;

    • Sozinha, texto de Keka Reis, ilustrações de Ing Lee, editora Gutenberg;

    • Super-Zé, texto de J. R. Torero e Marcus Aurelius Pimenta, ilustrações de André Bernardino, Romi Carlos e Fabi Marques, editora Padaria de livros;

    • Uns e outros, texto de João Anzanello Carrascoza, ilustrações de Nelson Cruz, editora Maralto.


 Na categoria Adaptação ou Reconto:

    • Baticum e o tambor real, texto de Cristiane Velasco e Marina Siqueira, ilustrações de Bruna Lubambo, Elo editora;

    • Bichão sem coração, texto de Cristiane Velasco, ilustrações de Bruna Lubambo, Elo editora;

    • O Mágico di Ó, texto de Vitor Rocha, ilustrações de Nireuda LOngobardi, editora Panda Books;

    • Sete contos que nunca me contaram, texto de Susana Ventura, ilustrações de Efe Godoy, , Fernanda Peralta, Hanna Gomes, Jess Vieira, Marcela Scheid, Lumina Pirilampus e Mayara Ferrão, editora Biruta;

    • Viagem pelas histórias da América Latina, texto de Silvana Salerno, ilustrações de Biry Sarkis, editora Companhia das Letrinhas.


 Na categoria Conjunto de Ilustrações:

    • Doçura, texto de Emilia Nuñes, ilustrações de Anna Cunha, Pallas editora;

    • Lá fora, texto e ilustrações de André Neves, editora Companhia das Letrinhas;

    • O adeus do marujo, texto e ilustrações de Flávia Bomfim, Pallas editora;

    • O dia em que todos disseram não, texto e ilustrações de Nelson Cruz, editora Boitatá;

    • Os príncipes do destino, texto de Reginaldo Prandi, ilustrações de Anna Cunha, Pallas editora.



Dúvidas? Entre em contato conosco através dos NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Desenvolvido por InWeb Internet